A Fundação Pitágoras nasce em 1999 com a missão de melhorar a gestão das organizações educacionais, visando a promoção da educação de qualidade no Brasil. Seguindo a trajetória de vanguarda educacional iniciada em 1966 pelo curso pré-vestibular Pitágoras - em Minas Gerais, a Fundação Pitágoras, que é um dos braços sociais da Cogna Educação, realiza projetos de impacto social voltados para a melhoria da qualidade da educação pública com programas de alta efetividade e escalabilidade; apoio a programas de cuidado e acompanhamento da primeira infância; e iniciativas de capacitação e sensibilização quanto à empregabilidade de jovens vulneráveis e sistema prisional.
Ainda em 1999 a Fundação Pitágoras desenvolveu uma metodologia de gestão especialmente talhada para redes públicas de ensino da educação básica – o Sistema de Gestão Integrado (SGI). Cada uma das siglas ilustra bem o programa:
A forma de entrega do SGI em cada município acontece em cerca de 2 anos, onde a transferência da metodologia se faz para o conjunto de lideranças da secretaria de educação e escolas, que se capacitam ao mesmo tempo que melhoram ou inovam as suas práticas de gestão. Dessa forma, eles aprendem no formato “mão na massa” e, ao final do programa, podem seguir de forma autônoma. Terminado o processo, os participantes recebem uma certificação de MBA em Gestão Escolar , pelas faculdades da Kroton.
Ao longo de sua história o SGI acumula resultados notáveis: são mais de 2 milhões de pessoas beneficiadas, entre alunos e educadores, distribuídos em mais de 1.100 escolas, de 13 estados. Seu sucesso é medido pela melhoria do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Também medimos o impacto do SGI através da melhoria dos resultados das Metas de Aprendizagem e Metas Operacionais das escolas, comparando com elas mesmas, com as escolas similares e referências da cidade, Estado e região:
Em seu segundo eixo de atuação a Fundação apoia o Criança Feliz, projeto do governo federal em promoção à Primeira Infância (período que contempla da gestação ao sexto ano de idade) para famílias em condição de vulnerabilidade socioeconômica, com as capacitações aos visitadores – responsáveis pela acolhida e acompanhamento dos atendidos.
Adicionalmente, a Fundação também mantém projetos em parceria com as APAC’s (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de diversas cidades do Brasil, com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça e o DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional), visando a educação de detentos e egressos do sistema prisional, promovendo assim a reintegração social.
Criação da Fundação Pitágoras
Educadores fundadores da Cogna: Walfrido Silvino dos Mares Guia Neto, Júlio Fernando Cabizuca e Evando José Neiva.
1999
2000
SGI
Vespasiano em Minas Gerais é o primeiro município a ser atendido pelo SGI.
Prêmio Mineiro de Qualidade
A rede municipal de ensino de Vespasiano/MG, com o SGI, conquista o Prêmio Mineiro de Qualidade, na faixa ouro, a mais alta premiação concedida pelo PMQP – Prêmio Mineiro de Qualidade e Produtividade.
2004
2006
Crescimento Notável
Fundação dobra o número de municípios atendidos.
Lançamento do Movimento Conspiração Mineira pela Educação
Fóruns de Diretores
Início dos Fóruns de Diretores para lideranças de escolas públicas.
SGI
Jequitibá, Funilândia e Baldim, pequenos municípios de Minas Gerais que implantaram o SGI, obtiveram nas provas oficiais de alfabetização 46% de alunos alfabetizados enquanto os 15 municípios sem SGI da mesma região tiveram a média de 22%. Ou seja, a porcentagem de alfabetizados dos três é mais que o dobro dos outros.
2007
2008
Boas práticas de Educação na América Latina
O SGI foi eleito um dos três programas brasileiros que tem como foco melhorar a qualidade do ensino público no Brasil. Foi selecionado pelo CEAL (Conselho de Empresários da América Latina) e pelo ILCE (Instituto Latino-Americano de Comunicação Educativa) para fazer parte do livro “Boas práticas de Educação na América Latina”.
Cogna
A Fundação se torna o braço social da Kroton Educacional, atual Cogna Educação.
2009
2013
“Prêmio Charles Lotfi”
Lançamento do “Prêmio Charles Lotfi” para anualmente premiar as escolas públicas que se destacaram com as melhores práticas de gestão.
Evolução
Na cidade do Rio de Janeiro, os melhores resultados foram das 44 escolas que fizeram o SGI entre as 688 não atendidas pelo Sistema. Sendo, o 1 lugar geral da escola “Prof. Visitação” que ficou com a nota 8,6 e a escola “Thomas Mann” que ficou entre as 10 que mais evoluíram, saindo de 3,7 para 5,3, tendo um crescimento de 43%.
2015
2016
Pacto Universitário com o MEC
2017
2018
Educar para Transformar
Parceria com o Instituto MRV no projeto “Educar para Transformar” que contempla as escolas dos 50 municípios mais violentos do Brasil;
Início da parceria com o “Programa Criança Feliz”.
Brumadinho e Caminho Certo
Início da Aliança por Brumadinho, com atuação da Fundação como uma das lideranças em prol da recuperação da cidade.
Jovens no Caminho Certo
Lançamento do Programa para jovens vulneráveis: “Jovens no caminho certo”.
2019
2020
Democratização da Educação
Disponibilização do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da ABE para as escolas públicas poderem continuar as aulas no período da pandemia.
Rede Mondó
Início da parceria com a Rede Mondó - projeto idealizado pela ANUP - (Associação Nacional das Universidades Particulares), que visa desenvolver soluções para o fortalecimento de territórios vulneráveis a partir da escola, com atuação em Breves, na Ilha do Marajó (Pará).
2021
2022
#VencendoJuntos
Lançamento do Programa “Vencendo Juntos”, programa do COB (Comitê Olímpico e Paralímpico Brasileiro), para atender atletas que não concluíram a Educação Básica. A iniciativa fornece mentoria acadêmica e concessão de bolsas de estudo EJA (Educação para Jovens e Adultos), uma parceria com a Ampli.
Desenvolvido pela Fundação Pitágoras, o SGI - Sistema de Gestão Integrado -potencializa e alinha os esforços de alunos e profissionais de Educação, contribuindo para a melhoria dos índices educacionais das redes públicas de ensino
De acordo com o Levantamento de Informações Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), com dados de junho de 2021, há mais de 800 mil pessoas com alguma privação de liberdade no Brasil
A Kroton, em parceria com outras instituições, busca levar inclusão por meio da educação em cursos superiores
Ao completarmos 40 anos de fundação, decidimos que seria relevante registrar os marcos mais significativos do aprendizado que o Pitágoras nos propiciou ao longo desta grande jornada
No limiar dos 50 anos, a Kroton orgulha-se de ser uma empresa contemporânea, que busca retribuir à sociedade o que essa lhe ofereceu por meio de consistente programa de responsabilidade social
Esse site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação, analisar como interage em nosso site, otimizar o desempenho e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nosso Portal de Privacidade.