Educação Ambiental: ABE oferece cursos on-line gratuitos com certificação

Mudanças climáticas, exploração indiscriminada dos recursos naturais, degradação ambiental: a conscientização sobre os danos que a atividade humana causa no meio ambiente é improtelável. Já pensou na possibilidade de expandir suas ações como indivíduo e contribuir ativamente para a compreensão da sociedade em relação à crise do clima e na busca de soluções para preservar o futuro do nosso planeta?
A Aliança Brasileira pela Educação (ABE) - movimento das empresas Kroton e Platos, que atuam no ensino superior da holding Cogna Educação, em parceria com a Fundação Pitágoras - disponibiliza três cursos on-line e gratuitos, com certificação, no segmento de Educação Ambiental:
Com foco na “Urbanização Sustentável”, o curso apresenta diversas técnicas e conteúdos que podem ser utilizados no ambiente urbano, buscando conciliar o desenvolvimento econômico com boas práticas ambientais, resultando na economia de recursos naturais e financeiros.
Sob o estudo dos delitos cometidos contra o meio ambiente, criados para garantir o direito ao equilíbrio ecológico resguardado pela Constituição Federal de 1988, o curso dá um breve panorama da proteção jurídica do meio ambiente no Brasil e analisa a responsabilização penal da pessoa jurídica. A proposta é instruir profissionais do Direito, auditores e de outros ramos do conhecimento científico acerca da tutela penal ambiental e capacitá-los para atuar em situações jurídicas ou administrativas que envolvam a prática de delitos ambientais, ou seja, condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
O curso discute o processo de reciclagem e a destinação dos resíduos, temas onerosos à sustentabilidade e, em especial, às cidades inteligentes. Para tanto, são apresentados os tipos de resíduos e a legislação nacional, bem como a evidente relação entre consumo e geração de resíduos.
É possível acessar os cursos pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da ABE; basta fazer um cadastro com seu nome completo, e-mail e CPF para realizar a inscrição.
A iniciativa é parte da missão do movimento que já beneficiou mais de 105 mil pessoas, com impacto socioeconômico avaliado em mais de R$ 5 milhões.
Conheça também os programas de Pós-Graduação em Educação Ambiental
De maneira geral, os cursos de pós-graduação das faculdades do grupo Kroton trabalham a temática ambiental em disciplinas, projetos de pesquisa e publicações. Contudo, há dois programas voltados especificamente para a Educação Ambiental:
Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
Da Unic de Cuiabá, no Mato Grosso, que participa desde 2021 do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) na Amazônia Legal, além de desenvolver ações que podem ser visualizadas no perfil oficial do programa no Instagram: @mestradocaunic
Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional
Da Universidade Anhanguera-Uniderp de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, que realiza ações periódicas no segmento, divulgadas no perfil oficial do programa no Instagram: @uniderp_mdr
Ambos têm, entre as disciplinas, sete que tratam especialmente dos impactos ambientais:
- Tópicos Especiais em Monitoramento e Desenvolvimento Ambiental;
- Legislação Ambiental;
- Impactos Ambientais;
- Saúde e Ambiente;
- Sociedade, Natureza e Desenvolvimento;
- Cultura e Educação;
- Tópicos Especiais em Modelagem Ambiental.
São projetos de pesquisa dos dois programas:
- Agricultura Agroecológica x Bioeconomia: estratégias para conversão e adoção de agricultores familiares no Brasil;
- Uso e Conservação da Biodiversidade do Pantanal e Cerrado;
- O Caminho das Águas em Campo Grande/MS;
- Projeto de Monitoramento das Araras-canindé (Ara Ararauna) em Campo Grande/MS;
- Avaliação do índice de área foliar, em fragmentos de cerrado, submetidos a distintos regimes de queima prescrita no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães/MT;
- Dinâmica sazonal e interanual das trocas de energia e CO2 em gradiente ambiental, Cerrado, Pantanal;
- Fluxos de metano e dióxido de carbono em áreas de pastagem sazonalmente inundadas do Pantanal;
- O efeito da queima prescrita sobre produção primária, armazenamento de carbono e nutrientes em área de cerrado no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães/MT (fase 1);
- Uso de sensoriamento remoto para análise da dinâmica da vegetação em um parque urbano.
Sobre a ABE

Sobre a ABE
