A importância da articulação intersetorial para melhoria da educação pública
Artigo Publicado em: 04 Agosto 2021
O trabalho conjunto entre Estado, empresas e terceiro setor é essencial para a educação no Brasil

Vale mencionar que fazemos parte de um grupo de interesse – mais especificamente do setor educacional –, por isso, acompanhamos o que pode impactar a nossa empresa a partir de mudanças regulatórias e ações que outras instituições podem realizar no intuito de influenciar a formulação de políticas públicas. Por isso, as atividades políticas das empresas são definidas como tentativas de atuação para colocá-las em direção favorável aos setores envolvidos.
Em sua essência, a articulação com o governo é uma atividade muito séria e regulamentada nos Estados Unidos há mais de 70 anos. No Brasil, embora seja institucionalizada, essa prática ainda aguarda a regulamentação. Vale destacar que alguns projetos de lei estão em tramitação há vários anos no Congresso Nacional.
Geralmente as organizações se apresentam, comunicam com foco e buscam construir alianças e parcerias para moldar um novo cenário. Um dos maiores desafios dos gestores públicos é conseguir criar políticas públicas intersetoriais a fim de resolver alguns problemas estruturais. Por esse motivo, a iniciativa privada e o terceiro setor participam mais proativamente por meio das relações governamentais com objetivo de auxiliar nessas dificuldades.
Atuação intersetorial
Um exemplo desse tipo de atuação é o trabalho realizado pela ONG Ensina Brasil que tem foco na Educação Pública. O envolvimento intersetorial desse programa de desenvolvimento de lideranças para a educação navega nos três setores: governo, iniciativa privada e a própria ONG representando o 3° setor. O objetivo da organização é apoiar o Estado levando professores a municípios ou estados parceiros para lecionar em escola públicas. Esses profissionais passam por um processo seletivo no intuito de ter um período de formação de liderança além das suas graduações.
No entanto, para realizar o programa, existe um apoio importante da iniciativa privada, uma vez que é ofertada formação pedagógica aos professores que não são licenciados. É neste momento que participamos como parceiro técnico, já que o Ensino Superior da Kroton qualifica e capacita esses professores para que possam atuar em escolas públicas.
Por meio desse exemplo, é possível perceber que a intersetorialidade nada mais é do que a união de diferentes setores em prol de um objetivo, e que mesmo um setor com a sua especificidade em determinada área, vai além dela, buscando a superação de práticas e eficiência nos resultados a serem atingidos. Assim, a intersetorialidade nas políticas públicas é compreendida como uma forma de articulação entre os diversos saberes.
Em resumo, as relações institucionais têm sido um instrumento de grande relevância para qualquer organização. Com o fortalecimento da democracia, mesmo diante de calamidades econômicas ou conflitos de forças ideológicas antagônicas, esse trânsito entre os diversos setores se faz necessário por ser muito estratégico aos stakeholders interessados e, ainda mais importante, por ser um instrumento de construção coletiva para a melhoria da sociedade.
No entanto, para realizar o programa, existe um apoio importante da iniciativa privada, uma vez que é ofertada formação pedagógica aos professores que não são licenciados. É neste momento que participamos como parceiro técnico, já que o Ensino Superior da Kroton qualifica e capacita esses professores para que possam atuar em escolas públicas.
Por meio desse exemplo, é possível perceber que a intersetorialidade nada mais é do que a união de diferentes setores em prol de um objetivo, e que mesmo um setor com a sua especificidade em determinada área, vai além dela, buscando a superação de práticas e eficiência nos resultados a serem atingidos. Assim, a intersetorialidade nas políticas públicas é compreendida como uma forma de articulação entre os diversos saberes.
Em resumo, as relações institucionais têm sido um instrumento de grande relevância para qualquer organização. Com o fortalecimento da democracia, mesmo diante de calamidades econômicas ou conflitos de forças ideológicas antagônicas, esse trânsito entre os diversos setores se faz necessário por ser muito estratégico aos stakeholders interessados e, ainda mais importante, por ser um instrumento de construção coletiva para a melhoria da sociedade.
Graduado em Administração Pública (UDESC). Participou do programa de desenvolvimento de lideranças do Ensina Brasil, que consiste em capacitar e qualificar os Trainees para atuarem em prol da educação. Foi professor de História em escola pública de Cuiabá-MT durante dois anos. Em 2019, iniciou sua jornada na SOMOS Educação, atuando na área de planejamento. Atualmente, trabalha na área de Relações Institucionais e Governamentais da Cogna Educação.
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