O papel da escolarização na sociedade
Artigo Publicado em: 09 Abril 2021

Não é novidade para ninguém o papel fundamental que uma escola bem sucedida desempenha sobre a transmissão de conhecimentos e formação intelectual dos indivíduos. Mas, será que a experiência escolar é suficiente para a construção do aprendizado de uma criança, gerando um impacto positivo não apenas a nível individual, mas na sociedade como um todo?
Em que ponto se inicia a responsabilidade da escola no desenvolvimento de cidadãos e termina a responsabilidade dos pais? Para compreender esse contexto, precisamos dar um passo atrás e entender os conceitos de educação e escolarização infantil, bem como as suas diferenças. Vamos lá?
Em que ponto se inicia a responsabilidade da escola no desenvolvimento de cidadãos e termina a responsabilidade dos pais? Para compreender esse contexto, precisamos dar um passo atrás e entender os conceitos de educação e escolarização infantil, bem como as suas diferenças. Vamos lá?
O que é escolarização?
A escolarização é representada pelo conjunto de saberes e aprendizados adquiridos na escola.
Isto é, desenvolver as competências cognitivas de cada estudante e futuramente, preparar estes indivíduos para o mercado de trabalho. Além disso, entram aqui a aprendizagem de conteúdos relativos a diversas áreas do conhecimento, como a gramática, as ciências, etc.
Para compor o processo da escolarização, os educadores utilizam ferramentas como:
Isto é, desenvolver as competências cognitivas de cada estudante e futuramente, preparar estes indivíduos para o mercado de trabalho. Além disso, entram aqui a aprendizagem de conteúdos relativos a diversas áreas do conhecimento, como a gramática, as ciências, etc.
Para compor o processo da escolarização, os educadores utilizam ferramentas como:
- Metodologias de ensino;
- Materiais didáticos;
- Dinâmicas entre professor e aluno;
- Sistemas de avaliação e desempenho.
Qual é o papel da escola na formação de cidadãos?
Muito além das disciplinas escolares obrigatórias, a escolarização infantil tem impacto em diversos pilares da formação, tais como:
Construção do conhecimento
Aqui falamos não apenas do conhecimento básico previsto em grades curriculares, mas também, do desenvolvimento de habilidades que devem ser estimuladas desde a infância, como o pensamento crítico e a capacidade de questionar.
A aquisição dos saberes e a evolução de competências comportamentais quando desenvolvidas na infância, ajudará a criança no processo de construção de sujeitos e humanização.
A aquisição dos saberes e a evolução de competências comportamentais quando desenvolvidas na infância, ajudará a criança no processo de construção de sujeitos e humanização.
Deveres e direitos
Os direitos e deveres das crianças estão previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990.
Em um ambiente de coletividade e diferenças, como são as escolas, entender deveres como ouvir e respeitar o outro e assumir responsabilidades conforme a sua idade e as circunstâncias, se torna essencial para o aprendizado sobre limites e comportamentos adequados.
Sobre direitos estimulados pela escola, as crianças devem ter direito de igualdade e permanência no ambiente escolar, respeito por parte de seus educadores, além de poderem fazer parte de entidades estudantis.
Em um ambiente de coletividade e diferenças, como são as escolas, entender deveres como ouvir e respeitar o outro e assumir responsabilidades conforme a sua idade e as circunstâncias, se torna essencial para o aprendizado sobre limites e comportamentos adequados.
Sobre direitos estimulados pela escola, as crianças devem ter direito de igualdade e permanência no ambiente escolar, respeito por parte de seus educadores, além de poderem fazer parte de entidades estudantis.
Socialização e coletividade
As escolas como espaço social também têm o poder de construir aprendizados não apenas por meio da transmissão de conhecimento, mas também pelas circunstâncias que proporcionam às crianças, como: a formação dos primeiros círculos sociais, a consolidação de experiências e contatos e interações multiculturais.
Escolarização vs. Educação
Falamos muito sobre a importância da escola na vida de um indivíduo, mas quando termina a responsabilidade da instituição de ensino e começa a dos pais e familiares? Hoje há muita confusão entre os conceitos de escolarização e educação.
De acordo com o educador e filósofo Mário Sérgio Cortella, a educação é um processo mais amplo de formação. Ou seja, a escolarização é apenas uma parte do processo de educar uma criança para a sociedade.
De acordo com o educador e filósofo Mário Sérgio Cortella, a educação é um processo mais amplo de formação. Ou seja, a escolarização é apenas uma parte do processo de educar uma criança para a sociedade.
"As famílias estão confundindo escolarização com educação. É preciso lembrar que a escolarização é apenas uma parte da educação. Educar é tarefa da família. Muitas vezes, o casal não consegue, com o tempo que dispõe, formar seus filhos e passa a tarefa ao professor, responsável por 35, 40 alunos.”Ainda segundo Cortella, podemos entender a educação como a extensão do processo de formação do indivíduo e essa responsabilidade não deve ser atribuída em sua totalidade às instituições de ensino. É um dever da família ensinar às crianças questões como valores pessoais, éticos e morais.
Foto: Pensador
Tanto a escolarização como a educação são processos de formação de pessoas mais conscientes, críticas e engajadas para a sociedade.
Não se pode atribuir maior peso a um dos processos, mas é importante salientar os limites de atuação das instituições de ensino e o início do papel dos pais e familiares na formação holística de um indivíduo.
Não se pode atribuir maior peso a um dos processos, mas é importante salientar os limites de atuação das instituições de ensino e o início do papel dos pais e familiares na formação holística de um indivíduo.