O ensino híbrido na educação básica
Artigo Publicado em: 23 Fevereiro 2021

O ensino híbrido é considerado uma das maiores tendências do futuro da educação. Este modelo de educação corresponde ao elo entre tecnologia e educação presencial, podendo ser introduzido desde a educação infantil, até o ensino médio.
Nos dias atuais fica evidente que o método de ensino que influencia os alunos a decorar o conteúdo das matérias ao invés de fazê-los entender a importância e o contexto da informação aprendida, tem sido um dos maiores desafios enfrentados pela sociedade moderna... essa mesma sociedade que exige o desenvolvimento de indivíduos cada vez mais independentes, críticos e capacitados para lidar com as mais diversas situações.
Nesse cenário, surge o ensino híbrido como uma forma de revolucionar a educação e a formação de gerações futuras por meio da tecnologia, da conectividade, da flexibilidade e desenvolvimento da autonomia.
Nos dias atuais fica evidente que o método de ensino que influencia os alunos a decorar o conteúdo das matérias ao invés de fazê-los entender a importância e o contexto da informação aprendida, tem sido um dos maiores desafios enfrentados pela sociedade moderna... essa mesma sociedade que exige o desenvolvimento de indivíduos cada vez mais independentes, críticos e capacitados para lidar com as mais diversas situações.
Nesse cenário, surge o ensino híbrido como uma forma de revolucionar a educação e a formação de gerações futuras por meio da tecnologia, da conectividade, da flexibilidade e desenvolvimento da autonomia.
Como é o ensino híbrido?
O ensino híbrido, também conhecido como blended learning, é uma nova modalidade de ensino que combina aulas presenciais e aulas online.
Neste modelo, uma parte da carga horária de aula é ministrada presencialmente e a outra é disponibilizada em ambientes virtuais de aprendizagem. De modo geral, os encontros presenciais seriam utilizados para debater o conteúdo que foi aprendido na plataforma digital.
Combinando as experiências on e offline e dois espaços de ensino-aprendizagem, seria possível desenvolver habilidades pessoais, sociais e tecnológicas dos alunos, contribuindo com a autoconfiança, a individualidade e a reflexão a respeito dos conhecimentos adquiridos.
Neste modelo, uma parte da carga horária de aula é ministrada presencialmente e a outra é disponibilizada em ambientes virtuais de aprendizagem. De modo geral, os encontros presenciais seriam utilizados para debater o conteúdo que foi aprendido na plataforma digital.
Combinando as experiências on e offline e dois espaços de ensino-aprendizagem, seria possível desenvolver habilidades pessoais, sociais e tecnológicas dos alunos, contribuindo com a autoconfiança, a individualidade e a reflexão a respeito dos conhecimentos adquiridos.
Qual o principal objetivo do ensino híbrido?
Diferente do ensino remoto, que ocorre como uma extensão do ensino presencial tradicional, o ensino híbrido tem o objetivo de combinar atividades práticas - estimuladas por interações e discussões - e atividades teóricas, fomentadas principalmente pela educação online.
Esse modelo de ensino pode ser muito positivo para o enriquecimento das práticas pedagógicas, uma vez que alia novas tecnologias, personalização dos planos de aula e desenvolvimento da autonomia intelectual dos alunos.
A finalidade desse método é difundir a ideia de que a educação transcende a sala de aula, sendo um processo contínuo com foco no aprendizado e não no ensino.
Esse modelo de ensino pode ser muito positivo para o enriquecimento das práticas pedagógicas, uma vez que alia novas tecnologias, personalização dos planos de aula e desenvolvimento da autonomia intelectual dos alunos.
A finalidade desse método é difundir a ideia de que a educação transcende a sala de aula, sendo um processo contínuo com foco no aprendizado e não no ensino.
Métodos utilizados no ensino híbrido
Com o objetivo de aprimorar o desempenho e o rendimento estudantil, diversos métodos de ensino são utilizados no ensino híbrido. São eles:
Sala de aula invertida
A sala de aula invertida ou flipped classroom (em inglês), é um modelo de ensino inovador onde o aluno tem o primeiro contato com o conteúdo de aula em ambientes virtuais de aprendizagem para depois debater o assunto face a face na sala de aula física.
Dessa forma, as aulas presenciais se tornam espaços produtivos de interação, que contam com dinâmicas, exercícios, levantamento de dúvidas e trabalhos em grupo.
Nesse sentido, a sala de aula é invertida pois o processo de transmissão inicial do conhecimento ocorre através do ensino online, sendo o ensino presencial utilizado para efetivar o desenvolvimento do ensino-aprendizagem por meio da interatividade, de debates e trocas entre alunos e professores.
Dessa forma, as aulas presenciais se tornam espaços produtivos de interação, que contam com dinâmicas, exercícios, levantamento de dúvidas e trabalhos em grupo.
Nesse sentido, a sala de aula é invertida pois o processo de transmissão inicial do conhecimento ocorre através do ensino online, sendo o ensino presencial utilizado para efetivar o desenvolvimento do ensino-aprendizagem por meio da interatividade, de debates e trocas entre alunos e professores.
Gamificação
A gamificação do ensino tem um papel fundamental para estimular a motivação e o interesse dos alunos dentro da sala de aula. Trata-se de um conjunto de iniciativas educativas que utilizam jogos e atividades lúdicas para alcançar metas e apresentar soluções para problemas reais.
Nesse contexto, tarefas que antes poderiam ser consideradas monótonas e cansativas ganham relevância e impulsionam um aprendizado duradouro, uma vez que os alunos estão diretamente envolvidos na experiência didática.
Nesse contexto, tarefas que antes poderiam ser consideradas monótonas e cansativas ganham relevância e impulsionam um aprendizado duradouro, uma vez que os alunos estão diretamente envolvidos na experiência didática.
Rotações por estações
A atividade de rotações por estações considera uma espécie de circuito, onde os alunos se revezam em pequenos grupos para realizar diferentes atividades, como debater um determinado conteúdo, concluir uma tarefa, entre outros.
Imagem: Geekie.
Rotações individuais
Na rotação individual, os alunos também alternam entre estações, porém com atividades relacionadas às suas necessidades particulares.
Nesse modelo, o aluno se torna protagonista em um processo educativo mais holístico. O ritmo de aprendizado de cada aluno é considerado para o desenvolvimento das atividades escolares, que podem ocorrer melhor no formato online ou no formato presencial.
Nesse modelo, o aluno se torna protagonista em um processo educativo mais holístico. O ritmo de aprendizado de cada aluno é considerado para o desenvolvimento das atividades escolares, que podem ocorrer melhor no formato online ou no formato presencial.
Vantagens e desvantagens do ensino híbrido
A adoção de metodologias disruptivas muitas vezes significa romper com o modelo de ensino tradicional, que está atrelado a condição passiva do aluno de absorver e adquirir conhecimento a partir do compartilhamento do mesmo ambiente físico por professores e alunos.
Além disso, existem obstáculos em relação às dificuldades que os alunos têm de acompanhar o ritmo das aulas, seja no ensino presencial ou no ensino a distância (EAD).
Por isso, se faz ainda mais necessário a capacidade do professor de considerar as limitações e dificuldades de cada um, consciente de que o processo de aprendizagem é único e exige adaptações.
Assim, a educação híbrida emerge como um conceito-chave para a educação moderna, tendo como principal característica o aumento da produtividade e do desempenho escolar por meio de atividades dinâmicas e personalizadas, potencializando a experiência educativa.
Porém, como toda metodologia de ensino, existem vantagens e desvantagens. São elas:
Além disso, existem obstáculos em relação às dificuldades que os alunos têm de acompanhar o ritmo das aulas, seja no ensino presencial ou no ensino a distância (EAD).
Por isso, se faz ainda mais necessário a capacidade do professor de considerar as limitações e dificuldades de cada um, consciente de que o processo de aprendizagem é único e exige adaptações.
Assim, a educação híbrida emerge como um conceito-chave para a educação moderna, tendo como principal característica o aumento da produtividade e do desempenho escolar por meio de atividades dinâmicas e personalizadas, potencializando a experiência educativa.
Porém, como toda metodologia de ensino, existem vantagens e desvantagens. São elas:
Ensino Híbrido | Vantagens | Desvantagens |
---|---|---|
Para alunos | Contato com novas tecnologias, favorecendo o diferencial competitivo | O acesso aos equipamentos eletrônicos e banda larga de qualidade para conduzir atividades online pode ser desigual |
Flexibilidade e liberdade para criar a própria rotina de estudos | O baixo envolvimento do aluno em relação às atividades online pode comprometer a participação no ensino presencial | |
Para professores | Desenvolvimento e aplicação de metodologias modernas e inovadoras que contribuem para o desenvolvimento pessoal e para a reflexão crítica | A falta de capacitação e formação continuada de professores podem comprometer a eficiência da educação híbrida |
Atualização do currículo e do plano de aula, considerando a aplicação prática do conhecimento teórico, enriquecendo as discussões e tornando o aprendizado mais espontâneo e participativo | A falta de infraestrutura educacional e recursos tecnológicos adequados podem impedir a introdução dessa metodologia de ensino | |
Para instituições de ensino | Personalização das atividades escolares e melhores indicadores de aprendizagem | A reestruturação da cultura escolar pode apresentar resistência por parte dos pais e alunos |
Abandonar o modelo educacional tradicional obsoleto, se posicionando como uma instituição inovadora e tecnológica | O acesso a investimentos para modernizar práticas educativas pode ser discrepante entre instituições privadas e públicas, o que pode acentuar a desigualdade |
Ensino Híbrido para Alunos | |
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Vantagens | Desvantagens |
Contato com novas tecnologias, favorecendo o diferencial competitivo | O acesso aos equipamentos eletrônicos e banda larga de qualidade para conduzir atividades online pode ser desigual |
Flexibilidade e liberdade para criar a própria rotina de estudos | O baixo envolvimento do aluno em relação às atividades online pode comprometer a participação no ensino presencial |
Ensino Híbrido para Professores | |
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Vantagens | Desvantagens |
Desenvolvimento e aplicação de metodologias modernas e inovadoras que contribuem para o desenvolvimento pessoal e para a reflexão crítica | A falta de capacitação e formação continuada de professores podem comprometer a eficiência da educação híbrida |
Atualização do currículo e do plano de aula, considerando a aplicação prática do conhecimento teórico, enriquecendo as discussões e tornando o aprendizado mais espontâneo e participativo | A falta de infraestrutura educacional e recursos tecnológicos adequados podem impedir a introdução dessa metodologia de ensino |
Ensino Híbrido para Instituições de Ensino | |
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Vantagens | Desvantagens |
Personalização das atividades escolares e melhores indicadores de aprendizagem | A reestruturação da cultura escolar pode apresentar resistência por parte dos pais e alunos |
Abandonar o modelo educacional tradicional obsoleto, se posicionando como uma instituição inovadora e tecnológica | O acesso a investimentos para modernizar práticas educativas pode ser discrepante entre instituições privadas e públicas, o que pode acentuar a desigualdade |