Lições Aprendidas - 40 anos (1966-2006) - Evando Neiva
1966 - 2006
Evando Neiva – Cofundador do Colégio Pitágoras
Postado por Andreza Cristina Marques - Fundação Pitágoras, em: 02/out./2019 10:00 am
"Quero expressar a minha gratidão a todos os profissionais e alunos do Pitágoras com quem tive a fortuna de interagir, por toda a longa jornada; onde quer que estejam e qualquer que tenha sido o propósito da nossa interação, a convivência com tantas e tão diversas pessoas é de extraordinária riqueza para mim."
Professor Evando Neiva

Prefácio
É com muita emoção e um forte sentimento de alegria que comemoramos as quatro décadas de existência do Pitágoras. Ao refletirmos sobre o passado, temos a sensação do dever cumprido e que a Instituição está preparada e fortalecida para seguir sua missão, iniciada pelos seus fundadores. Tudo é novo sempre, pois os sonhos dos alunos, professores, administradores são sempre renovados.
Do ponto de vista organizacional, esses 40 anos representam uma grande vitória para uma numerosa e diversificada equipe de profissionais qualificados e talentosos, que tanto ajudaram na construção dessa trajetória. Afinal, todos sabem que não é todo dia que se comemoram os 40 anos de uma organização empresarial no nosso país – tão cheio de armadilhas ao empreendedorismo e de percalços ao crescimento das organizações.
Por tudo isso, a obra que o leitor tem em mãos representa um marco muito especial para todos nós, que dedicamos a vida a um projeto que tem contribuído para a formação acadêmica e humanística de milhares de jovens de diversas gerações.
Trata-se de um trabalho literário de grande valor, que descreve, com conhecimento de causa e densidade acadêmica, a história de uma organização e oferece uma reflexão com valiosos ensinamentos nos âmbitos educacional e empresarial.
Se, para o autor, foram muitas as ‘lições aprendidas’, para o leitor, certamente, serão também muitas outras, que podem ser absorvidas a partir da leitura de cada capítulo. Afinal, não foram poucos os especialistas, intelectuais e consultores, como fica claro ao longo da obra, que ajudaram – do ponto de vista teórico ou prático – o Pitágoras a estabelecer novos paradigmas educacionais nessas quatro décadas.
Acreditamos que este livro possa ser utilizado como um manual de orientação – ou uma espécie de livro de bordo – para todo empresário que se interesse em conhecer melhor uma organização educacional como o Pitágoras.
Mais que isso, a obra poderá ser útil também a todo e qualquer cidadão que tenha interesse em conhecer as reflexões de um educador e executivo que se pauta pelo respeito à ética, pelo engrandecimento do ser humano, pelo compromisso constante com a qualidade e pela construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
Professor Júlio Cabizuca